“A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.” (SINIR -Ministério do Meio Ambiente). > Preconizada na Lei 12.305/2010 de Gestão de resíduos sólidos. <
Em termos práticos a logística reversa tem como objetivo principal reduzir a poluição do meio ambiente e os desperdícios de insumos, assim como a reutilização e reciclagem de produtos. (SHIBAO, 2010).
O Hexafluoreto de Enxofre (SF6) é um gás quimicamente inerte, não tóxico e que apresenta excelentes características de isolamento elétrico. Em razão destas propriedades o gás é amplamente utilizado pelo setor elétrico em diversos equipamentos tais como disjuntores, chaves seccionadoras, transformadores etc.
Durante sua utilização o SF6 sofre esforços elétricos diversos, dependendo do equipamento considerado. Quando é necessário proceder a manutenção dos equipamentos onde o gás se encontra instalado, este deve ser removido e substituído por uma nova carga. O gás removido deve ser adequadamente destinado uma vez que o SF6 é um gás de efeito estufa, listado no Acordo de Paris (substituto ao Protocolo de Kyoto).
A destinação deste produto, se realizada por meio de incineração leva à formação de Ácido Fluorídrico e Óxidos de Enxofre, compostos tão danosos ao ambiente quanto o SF6. Assim, a melhor destinação para este importante insumo industrial é a reciclagem.
O processo de reciclagem a ser instalado pela SF6 Serviços consiste em remover a umidade, ar e produtos de decomposição do gás usado através de técnicas de purificação.
O hexafluoreto de enxofre fornecido pela SF6 Serviços possui certificado de qualidade e atende as normas de qualidade da ABNT e IEC. Segundo as normas da ABNT e IEC o nível mínimo de pureza aceito para o SF6 é de 99%. A SF6 Serviços possui um sistema de purificação de referência no mercado, desta maneira conseguimos atingir 99,9% de pureza no nosso gás SF6.
Referências:
- SHIBAO, F. Y.; MOORI, R. G.; SANTOS, M. R. A Logística Reversa e a Sustentabilidade Empresarial. XIII SEMEAD – Seminários em Administração. Setembro, 2010 (ISSSN 2177-3866).
>> ACESSE O INFOGRÁFICO ABAIXO E ENTENDA O CICLO VERDE DO GÁS SF6:
Comentarios