top of page

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ÓLEO PARA TRANSFORMADOR

É de extrema importância realizar análises periódicas em óleo isolante de transformador. Devido à importância e ao alto custo do equipamento, é imprescindível que seja realizada sua manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Existem inúmeras vantagens em contratar o serviço de análise de óleo isolante de transformadores, sendo este procedimento fundamental para garantir o funcionamento correto do equipamento, seu máximo desempenho em operação e sua longevidade.


CONTROLE DE QUALIDADE DO ÓLEO ISOLANTE


Como o óleo isolante se deteriora em serviço, propriedades como rigidez dielétrica e viscosidade podem ser afetadas, prejudicando o funcionamento do equipamento. A deterioração do óleo tem início logo após o contato com o equipamento, sendo agravada por fatores como: presença de oxigênio, temperaturas elevadas, presença de metais e umidade, que atuam como aceleradores nos processos de oxidação.

Além dos produtos da oxidação, durante o serviço do transformador, outros contaminantes podem alterar as características do óleo, como água, partículas sólidas e compostos polares solúveis que podem acumular-se no óleo, diminuindo a capacidade de isolamento do equipamento.

A qualidade do óleo isolante pode ser avaliada através de ensaios como:

· Tensão Interfacial

· Índice de Neutralização

· Rigidez Dielétrica

· Teor de água

· Fator de perdas dielétricas

Com o resultado destas análises obtém-se informações importantes através das quais pode-se decidir por um recondicionamento ou regeneração do óleo, assegurando sua qualidade em serviço.


Baixe o pdf e saiba os procedimentos para coleta de óleos isolantes:

2020 08 24 Procedimento coleta OI
.pdf
Download PDF • 828KB

886 visualizações1 comentário
bottom of page